• Foto do escritorDr. Elias Mansur

Doenças Crônicas Degenerativas

O que é?

A Ortomolecular oferece suporte nutricional a nível celular, com alimentação adequada, suplementação necessária se houver carência para a homeostase do organismo.

É uma especialidade Médica?

Não. É uma Prática Médica coadjuvante, reconhecida e regulamentada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em 14 de Janeiro de 2010 (CFM Nº 1.938/2010) (Publicada no D.O.U. de 5 de fevereiro de 2010, seção I, p. 161).

O que é o termo Nutraceutico?

São alimentos que tem funções comprovadas com os benefícios para a saúde, para suprir funções relacionadas aos mecanismos de defesa do organismo, controle do ritmo corporal, prevenção e recuperação de doenças. Exemplo é o tomate (licopeno), uva (resveratrol), Curry (Curcuma) entre outros.

Hipócrates (460-370 AC) que já afirmava: “Deixe o alimento ser o seu remédio e o remédio seu alimento”.

As vitaminas e minerais são importantes para nós?

Um organismo mal nutrido reage com certa dificuldade às agressões do estilo de vida atual (metais pesados, gorduras saturadas, sedentarismo, excesso de doce, farinha refinada e condimentados), compromete o bem-estar físico e mental.

Como sei que vitamina ou mineral esta em falta ou excesso?

A clinica do paciente é soberana em conjunto com exames complementares podemos avaliar e quantificar o Estresse Oxidativo, os Radicais Livres, a Glicação de proteínas e avaliar a capacidade de detoxificação do organismo.

Pratica Ortomolecular é recomendado para que?

Restaurar os níveis de energia;

Melhorar a Fadiga Crônica;

Emagrecimento;

Aumento da massa muscular de forma fisiológica;

Melhorar desempenho físico;

Acelerar o Metabolismo;

Coadjuvante para Síndrome metabólica;

Modular Imunidade;

Modulação Hormonal;

Melhorar de forma fisiológica a qualidade da pele;

Otimizar desempenho sexual;

Melhorar parâmetros cardiovasculares;

Melhorar funções cognitivas e memória;

Suporte para doenças degenerativas cerebrais (Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla);

Suporte para os distúrbios afetivos (Ansiedade, Depressão);

Melhorar a qualidade do sono;

Tratamento para Dor Crônica;

Fibromialgia.

Dor Crônica

O que é? Como posso ficar sem?

O que é dor?

Experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou descrita em termos de lesão tecidual. (IASP 1979).

A dor aguda ou crônica é um sintoma clínico é dito como o 5º sinal vital, gerando alterações comportamentais, que aumentam a ansiedade e depressão.

Como surgiu?

Pré-história: maus espíritos, traumatismos.

Egito, Babilônia e Grécia: deuses, maus espíritos e coração.

Índia: sensação, emoção e coração.

Platão, Aristóteles (384-322 a.C), Marshall 1894. Teoria afetiva ou da intensidade. Dor e emoções.

Descartes 1644, Müller 1842, von Frey 1852 -1932. Teoria da especificidade. Vias e unidades específicas para dor.

Goldscheider1894, Livingston 1943, Weddel 1955, Sinclair 1955. Teoria do padrão de estímulos. Vias e unidades inespecíficas: dor decorreria da atividade em canais sensitivos comuns.

Head 1920, Bishop 1946, Noordenbos 1959, Melzack & Wall 1965. Teoria da interação sensitiva. Interação de qualidades e modalidades sensitivas.

Qual a fisiopatologia a dor?

A Neuroplasticidade ou remodelação física da citoarquitetura neuronal inicia com estado de dor aguda persistente, os neurônios que transmitem os estímulos dolorosos, estes lesam os interneurônios inibitórios, responsáveis pela modulação dos fenômenos dolorosos, as células gliais intensificam a transmissão nociceptiva (sensação de dor) e criando mais conexões de segunda ordem, tornando um fenômeno central em longo prazo.

O que aumenta a prevalência da dor?

Sedentarismo;

Estresse;

Ruídos;

Prolongamento da sobrevida;

Aumento da prevalência das doenças crônicas-degenerativas;

Descrescimo da tolerância ao sofrimento do homem moderno.

Qual a diferença da dor aguda e a dor crônica?

A dor aguda tem duração menor de 01 até 03 meses; tendo função protetora, alarme, reparação tecidual. Resulta da lesão tecidual ou doença detectável, que desaparecem os sintomas com a resolução da causa. Geralmente é autolimitada.

A dor crônica tem duração superior de 03 meses. Geralmente não exerce função protetora. É continua e recorrente. Acompanha doenças crônicas. Persiste após a retirada do fator causal. Altera o comportamento, saúde e qualidade de vida. Geralmente é uma adaptação.

Como posso tratar?

O tratamento é individualizado. Não existe uma formula pronta.

A consulta tem o objetivo de avaliar o paciente, e após a avaliação clínica e exame físico associado com exames laboratoriais e de imagens o tratamento é proposto.